InícioGrupo de EstudosQuarta-Feira

Grupos de Estudos - Quarta-Feira

 

Grupo: Obras Básicas

Horário: 16h15m

Livro: O Livro dos Espíritos

Autor: Allan Kardec

Coordenadoras: Dulcimar Almeida, Maria Candida, Neuza Gomes e Wanda Bueno

Publicado em 18 de abril de 1857

O Livro dos Espíritos - Paris - 18 de abril de 1857.  Filosofia Espiritualista - codificada por Allan Kardec. Trata-se do Principio da Doutrina Espírita sobre a Imortalidade da Alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade, segundo os ensinos dados pelos espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns.

 

Grupo: NEPE – Estudo do Novo Testamento à luz do Espiritismo

Horário: 18h30m

Livro: Novo Testamento

Autor:

Coordenador: Ely Matos

Novo Testamento é o nome dado à coleção de livros que compõe a segunda parte da Bíblia cristã.


Grupo: Grupo Livro dos Médiuns

Horário: 18h50

Livro: Livro dos Médiuns

Autor: Allan Kardec

Coordenadores: Marcus Fartes, Mario Luiz e Robson Bonjour

Este é o segundo volume da Codificação do Espiritismo. Logo após a publicação de O Livro dos Espíritos, obra básica da doutrina, em 1857, Kardec lançou, em 58, um livrinho intitulado Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas. Era um ensaio para elaboração de O Livro dos Médiuns, que só pôde aparecer em 1861. Publicado este, Kardec suprimiu aquele. Apesar de escrito há cento e tantos anos, O Livro dos Médiuns é atualíssimo. Nenhuma outra obra, espírita ou não, sobre a fenomenologia mediúnica, conseguiu superá-lo. É um tratado que tem por fundamento a pesquisa científica e a experiência, além da contribuição teórica dos Espíritos na explicação de vários problemas ainda inacessíveis à pesquisa científica. Essas explicações só eram aceitas por Kardec na medida da sua racionalidade, de acordo com o método de controle rigoroso que estabeleceu para o seu trabalho. Esse método é explicado neste livro e pode ser examinado em minúcias nos relatórios e registros de sessões publicadas na Revista Espírita.

 

Grupo: Yvonne do Amaral Pereira

Horário: 20h

Livro: Ressurreição e Vida

Autor: Leon Tolstoi, psicografado por Yvonne do Amaral Pereira

Coordenadores: Márcio Gromato, Lúcia Sanábio e Valéria Jucá

“Entrego-a, pois, ao público, esperando que ela reconforte os corações sedentos de Esperança, para satisfação da nobre alma de apóstolo que amorosamente ma concedeu.”

Assim a médium Yvonne A. Pereira entrega carinhosamente seis contos e dois pequenos romances narrados pelo Espírito Leon Tolstoi, encerrando seu testemunho de imortalidade Além-túmulo. Narrados de forma vibrante, transmitem ensinamentos sobre a reencarnação, a obsessão e o psiquismo humano. Trata-se de uma obra indispensável para uma educação moral-intelectual sólida, firmada em princípios verdadeiramente cristãos.

 

Grupo: Obras Básicas

Horário: 20h

Livro: O Livro dos Espíritos

Autor: Allan Kardec

Coordenadores: Aldenyr Gávio, Maura, Márcio e Lemos

Publicado em 18 de abril de 1857

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes. Das causas primárias. Do mundo espírita ou dos espíritos. Das Leis Morais e das esperanças e consolações.

 

Grupo: Manoel Philomeno

Horário: 20h

Livro: Perturbações Espirituais

Autor: Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco

Coordenadores: Celma, Natália e Teixeira

Relatos acerca do intercâmbio entre as duas esferas da vida, abordando, especialmente, as perturbações espirituais resultantes da suprema ignorância que se permitem os Espíritos infelizes na sua luta inglória contra o mestre Jesus e a sua doutrina.

Explica os desafios modernos em forma de obsessões coletivas e individuais, particularmente nas sociedades espíritas sérias dedicadas à renovação da sociedade, bem como nos grupamentos humanos que se dedicam ao progresso e à felicidade das criaturas.

Também faz importante alerta aos companheiros inadvertidos ou descuidados dos deveres espirituais assumidos antes do renascimento carnal, quanto às suas responsabilidades morais na condição de trabalhadores da última hora.

 

Grupo: André Luiz

Horário: 20h

Livro: Nos Domínios da Mediunidade

Autor: André Luiz, psicografado por Chico Xavier

Coordenadores: Katia Cristina, Lemos e Angela Camargo

André Luiz, com sua abençoada perspicácia, dedicou esta obra inteiramente à mediunidade, com isso ofertando-nos a visão “do Céu para a Terra”, em contraponto à visão “da Terra para o Céu”.

Em vários pontos, cita o papel da Ciência na jornada evolutiva do Espírito e explica: a Ciência, buscando compreender cada vez mais os fatos da alma humana muitos deles, na verdade, ligados ao intercâmbio dos dois Planos, vem compreendendo as sublimes nuanças da mediunidade. Por enquanto, nomeia tais fatos com palavras algo complicadas, mas que não passam de rótulos. Contudo, sendo o progresso Lei Divina, não tardará a identificar que o intercâmbio com o Plano Espiritual é manancial inapreciável de possibilidades construtivas da paz de todos, que nada mais é do que a somatória da paz de pessoa a pessoa.

 

 

Grupo: Joanna de Angelis

Horário: 20h

Livro: Liberta-te da Mal

Autor: Joanna de Angelis, psicografado por Divaldo Franco

Coordenadores: Alessandra Castro, João Carlos Dias e Elizabeth Botti

Joanna de Ângelis, baseada nas vigorosas lições de Jesus e nas sábias diretrizes do espiritismo, discorre a respeito de um tema relevante: as causas justas das aflições, advindas da prática irrefletida do mal. Considerando que não existe o mal em si nem tampouco tenha sido criado por Deus, sua presença na vida do indivíduo deve-se tão somente à infração às leis de Deus.

Aborda ainda outros aspectos de interesse geral: a comprovação da nossa imortalidade, a terapia do perdão, a lei da reencarnação, dentre outros, salientando a importância do despertar do Espírito, rumo ao caminho da libertação dos fatores que medram o sofrimento.

Ressalta o poder curador do amor, sintetizado na prática constante da amizade, da compreensão, da ajuda mútua e do respeito, que deve reverenciar a incessante obra da criação, erradicando o egoísmo e o orgulho.

 

Grupo: Emmanuel

Horário: 20h

Livro: Pensamento e Vida

Autor: Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier

Coordenadores: Aldreen, Celso, Flávia e Mônica

Qual é a força do pensamento? O autor espiritual, Emmanuel, esclarece sobre como os pensamentos agem poderosamente modelando a vida.

Somos hoje herdeiros positivos dos reflexos de nossas experiências de ontem, com recursos para alterar-lhes a direção à verdadeira felicidade?

 

Emmanuel expõe com simplicidade, por meio de ideias claras e inteligentes e comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive. Explica, ainda, a ligação das emoções e pensamentos, evidenciando que o ser humano tem a capacidade de gerenciá-los em benefício do progresso.

 

Grupo: Léon Denis

Horário: 20h

Livro: O Além e a Sobrevivência do Ser

Autor: Léon Denis

Coordenadores: Indhira Maciel, Luciana de Almeida, Vera Lúcia, Rodrigo Martins

Que é feito daqueles que deixaram, pelo fenômeno da morte, os ambientes do mundo? Este livro busca comprovar a sobrevivência do espírito após a sua experiência no mundo material. Citando as investigações e as experiências de cientistas como William Crookes, Oliver Lodge, César Lombroso e outros, o autor relata casos de comunicação dos espíritos, obedecendo aos procedimentos científicos do método experimental. Apresenta um quadro da questão da sobrevivência do ser, exaltando o valor da doutrina espírita com esta afirmação.

 

Grupo: Revista Espírita

Horário: 20h15m

Livro: Revista Espírita

Autor: Allan Kardec

Coordenador: Alexander Moreira

Periódico mensal, a Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos circulou pela primeira vez em Paris, no dia 12 de janeiro de 1858, e foi publicada sob a responsabilidade direta de Allan Kardec até a sua desencarnação, ocorrida em 31 de março de 1869, passando, a partir de então, a ser administrada pelos seus continuadores até os nossos dias. Allan Kardec transformou-a numa espécie de tribuna livre para apresentar e debater conceitos e ideias espíritas.



 

 

 

 


 

 

SOS-PRECES

SOS Preces

Atendimento Fraterno

Atendimento individual

e Feira de 14h às 16h

e 6ª  Feira de 19h30 às 21h

Sábado de 17h às 19h

Saiba Mais...

M A D A

M A D A

Go to top